Para falar de gente, de seres humanos, do bicho humano perfectível, apesar de tudo. Do Animal sapiens, mas a partir de agora do "Homo spiritualis", com sua fé e religiosidade muitas vezes confusa, gerando preconceitos, discriminações.

30
Out 11

Por uma infância sem racismo

Escola da Zona Norte de São Paulo é pichada com a frase “vamos cuidar do futuro das nossas crianças brancas”, acompanhada pela suástica. Por que isso ainda acontece?

No último dia 20 de outubro, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou em São Paulo a campanha contra o racismo: “Por uma infância sem racismo”. A cerimônia aconteceu no CEU Jambeiro, em Guaianases, na Zona Leste da cidade. A iniciativa tem como objetivo fazer um alerta à sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência e sobre a necessidade de uma mobilização social que assegure o respeito e a igualdade étnico-racial desde a infância.

O lançamento está sendo acompanhado por ampla campanha publicitária nos meios de comunicação e espaços públicos. Os ônibus da capital paulista, por exemplo, ostentam cartazes que buscam sensibilizar a população acerca do impacto da discriminação na fase inicial da vida — e o quanto isso pode estar presente em todos setores da sociedade. “Não classifique o outro pela cor da pele. O essencial você ainda não viu”, diz o material. A Unicef também disponibilizou na internet, para download gratuito, uma cartilha para explicar os malefícios do racismo para as crianças e a importância de combatê-lo.

Ao mesmo tempo em que a campanha ganha corpo na cidade, porém, alguns episódios pretendem conduzir a sociedade no caminho contrário. No dia 16 de outubro, o muro da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Guia Lopes, localizada na Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo, teve seu muro pichado com a seguinte frase: “vamos cuidar do futuro das nossas crianças brancas”. A frase, escrita nas cores preta e vermelha, foram acompanhadas pela suástica, substituindo as aspas, objetivando intimidar a escola para não avançar nas intervenções pedagógicas que vem realizando em prol da valorização da diversidade étnica e racial.

Continuar lendo

Publicado em Sem categoria | Marcado com CEERT, cultura afro-brasileira, educação infantil, educadores, escolas, Geledés, Por uma infância sem racismo, UNICEF | 3 Respostas

 

 

www.outraspalavras.net (blog coletivo)

publicado por animalsapiens às 10:53

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

20




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO