Para falar de gente, de seres humanos, do bicho humano perfectível, apesar de tudo. Do Animal sapiens, mas a partir de agora do "Homo spiritualis", com sua fé e religiosidade muitas vezes confusa, gerando preconceitos, discriminações.

16
Out 11

Cresce a insatisfação com o atual modelo de sociedade (e com o modelo político-econômico). A população começa a mobilizar-se em escala global, com resultados variados, mas expressivos. Como o autor (Carlos Serra/Moçambique) desse post que transcopio e repasso, já disse antes: é o fim dos silêncios, das mentiras e dos segredos.


Paulo S.
..............................................................

"Unidos por uma mudança global": confrontos e destruições em Roma

Confrontos com a polícia, dezenas de feridos, destruições e uso de cocktails molotov marcaram as manifestações ontem em Roma, no quadro dos protestos mundiais contra as desigualdades sociais e financeiras sob o lema "Unidos por uma mudança global". A polícia italiana atribuiu os distúrbios não aos manifestantes em si, mas a centenas de "anarquistas". Em português aqui e aqui, em inglês aqui (para traduzir, aqui), foto reproduzida daqui. Sobre as manifestações em Madrid, um texto em espanhol aqui; em Lisboa, em português aqui. Recorde neste diário aqui.
Adenda às 8:18: sugiro recorde uma série minha em seis números intitulada Violentos e calmos, cujo número 4 está aqui.
Adenda 2 às 9:07: três trabalhos, um de Álvaro Gullo sobre violência urbana, aqui; o segundo, de Michel Wieviorka, sobre o novo paradigma da violência, aqui; o terceiro, de José da Silva, sobre o método em Marx e a violência estrutural, aqui.
Adenda 3 às 9:45: recebi via email o seguinte comentário de um leitor: "1. a polícia italiana foi apanhada impreparada. Na minha modesta opinião o ministro do interior deveria demitir-se. 2. A polícia italiana, conforme nota no seu diário, atribui a responsabilidade da violência a "centenas de anarquistas". Em Itália não há centenas de anarquistas. Acho ridícula essa acusação da polícia. 3. No actual contexto político italiano, não seria surpresa para mim se os violentos fossem gente paga pelo Berlusconi, para fazer sarilho (ça lui arrange). Em todo o mundo as manifestações de ontem decorreram pacificamente; violência, só em Roma."
Adenda 4 às 9:52: ponto de situação em Nova York feito pela CNN, manifestantes deslojados do New York Park, mais detenções, confira aqui.
Adenda 5 às 11:07: Carta Maior aqui.
Adenda 6 às 11:16: Rádio França Internacional aqui.

http://www.oficinadesociologia.blogspot.com

minwidthh

publicado por animalsapiens às 12:44

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

20




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO