Para falar de gente, de seres humanos, do bicho humano perfectível, apesar de tudo. Do Animal sapiens, mas a partir de agora do "Homo spiritualis", com sua fé e religiosidade muitas vezes confusa, gerando preconceitos, discriminações.

03
Nov 11

Por: Paulo R. Santos

 

O Estado caro faliu? Parece que sim. Principalmente o Estado (neo)liberal-burguês, substituto garantidor dos privilégios da antiga nobreza, parece que perdeu o poder justamente por não dividir, por não cumprir promessas, por afastar de seu ideário, a solidariedade, a compaixão e a tolerância.

Estamos de volta aos anos que antecederam à França de 1789? Ou aos encontros secretos dos inconfidentes mineiros nos anos anteriores a 1789 (para não ir mais longe)? Pode ser. Os encontros já não são noturnos nem secretos. A luta de classes volta a ser visível nas ruas das grandes cidades, onde a guerra urbana gradualmente se instala e se naturaliza. Os pobres, como antes de 1789, não são mais tão dóceis! As cidades deixaram de ser ambientes de convivência para serem locais de competição, medo e rivalidade.

Enquanto isso, um Estado paralelo - ou um poder paralelo -, vai se compondo e se firmando na base da força, do medo, da chantagem, do suborno e da morte. As leis do Estado formal são lentas, ineficientes, parciais, e a paciência dos mais pobres e dos injustiçados vai chegando ao fim.

O poder paralelo não nasce de uma conspiração contra o Estado legal (nem sempre legítimo). Ele surge, cresce, se espalha e se consolida em cima do desespero, da incerteza, do medo, das carências, das ausências, da ignorância, da doença, ... das muitas promessas não cumpridas.

O confronto parece inevitável. De um lado o Estado que, segundo Max Weber, detém o monopólio do uso exclusivo e legítimo da força. Do outro, o povo assustado e desprotegido, além de desarmado. O triângulo de forças de se fecha com o poder paralelo, sociopata, bem armado, rápido e cruel nas decisões, pragmático, e já quase onipresente em terras brasileiras.

publicado por animalsapiens às 17:04

Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9


21
23
25
26

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO