Para falar de gente, de seres humanos, do bicho humano perfectível, apesar de tudo. Do Animal sapiens, mas a partir de agora do "Homo spiritualis", com sua fé e religiosidade muitas vezes confusa, gerando preconceitos, discriminações.

18
Ago 11

- Capitalismo selvagem devasta as ruas

Título severo de um trabalho do Professor David Harvey analisando as manifestações inglesas e, em particular, o uso do termo "selvagens", aplicado aos jovens, em inglês aqui, em espanhol aqui. Para traduzir, aqui.

 

- Uma revolta mundial da juventude

De um trabalho do sociólogo Michel Fize com o título em epígrafe: "Tunísia, Egipto, Líbia, Síria, Itália, Grécia, Espanha...hoje Grã-Bretanha...e Israel, a lista dos países não pára de aumentar, mostrando jovens em cólera, "indignados" ou "amotinados". Havia três ou quatro décadas que a juventude estava unida para o melhor: festivais musicais ou desportivos... (...). Daqui em diante ela continua unida mas sobretudo para o pior: desemprego e precaridade, o rigor do presente, a inquietação de amanhã." - no Le Monde, aqui. Para traduzir, aqui. Foto reproduzida daqui.
Adenda: certamente não foi intenção de Fize esgotar a lista dos países e certamente, também, não se esqueceu de que África é muito mais do que os três países do continente que citou.


http://www.oficinadesociologia.blogspot.com

publicado por animalsapiens às 12:51

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO