Para falar de gente, de seres humanos, do bicho humano perfectível, apesar de tudo. Do Animal sapiens, mas a partir de agora do "Homo spiritualis", com sua fé e religiosidade muitas vezes confusa, gerando preconceitos, discriminações.

18
Ago 11

- Capitalismo selvagem devasta as ruas

Título severo de um trabalho do Professor David Harvey analisando as manifestações inglesas e, em particular, o uso do termo "selvagens", aplicado aos jovens, em inglês aqui, em espanhol aqui. Para traduzir, aqui.

 

- Uma revolta mundial da juventude

De um trabalho do sociólogo Michel Fize com o título em epígrafe: "Tunísia, Egipto, Líbia, Síria, Itália, Grécia, Espanha...hoje Grã-Bretanha...e Israel, a lista dos países não pára de aumentar, mostrando jovens em cólera, "indignados" ou "amotinados". Havia três ou quatro décadas que a juventude estava unida para o melhor: festivais musicais ou desportivos... (...). Daqui em diante ela continua unida mas sobretudo para o pior: desemprego e precaridade, o rigor do presente, a inquietação de amanhã." - no Le Monde, aqui. Para traduzir, aqui. Foto reproduzida daqui.
Adenda: certamente não foi intenção de Fize esgotar a lista dos países e certamente, também, não se esqueceu de que África é muito mais do que os três países do continente que citou.


http://www.oficinadesociologia.blogspot.com

publicado por animalsapiens às 12:51

Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO