Para falar de gente, de seres humanos, do bicho humano perfectível, apesar de tudo. Do Animal sapiens, mas a partir de agora do "Homo spiritualis", com sua fé e religiosidade muitas vezes confusa, gerando preconceitos, discriminações.

16
Dez 13

A situação da educação no Brasil é devastadora. Nada foi feito em tempo e o resultado disso é um processo generalizado de rejeição do conhecimento e da leitura, com um resultado de imbecilização em escala nacional. Pode-se constatar isso pela má qualidade da produção cultural e que é apreciada principalmente pelos mais jovens. Uma parcela relativamente pequena tem a leitura como hábito.

 

Um país que não conhece seu passado não tem perspectivas de futuro e está condenado a repetir esse passado. Os reflexos na formação moral-espiritual, política e cultural de seu povo fica evidente pelo tipo de consumo que se apresenta. Anos atrás foi projetado um processo de 'africanização' (aumento do analfabetismo funcional, tribalização dos costumes, aumento das rixas entre grupos rivais por competição por espaços e domínio, e já vemos isso em meio às torcidas organizadas) principalmente da faixa mais jovem. O declínio cultural e ético é evidente no Brasil.

 

Estamos nas mãos dos mesmos mandantes, repetindo as práticas coloniais e oligárquicas de sempre, sem perspectivas de mudanças. Retórica, promessas, retoques e maquiagens é o que se vê em tudo relacionado a educação (como na saúde e na insegurança pública). Isso explica a falta de esperanças, de espectativas, de sonhos, do aumento da violência, do fim do diálogo como forma de solucionar problemas, da decadência ética e cultural. Lamentável!

 

- por Paulo Santos

publicado por animalsapiens às 09:14

Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
17
18
19
20
21

22
23
24
26
27
28

29
30
31


mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO