Para falar de gente, de seres humanos, do bicho humano perfectível, apesar de tudo. Do Animal sapiens, mas a partir de agora do "Homo spiritualis", com sua fé e religiosidade muitas vezes confusa, gerando preconceitos, discriminações.

28
Fev 13

O aumento do uso abusivo de drogas leva a muitas questões, que não cabem no espaço e propósito de um post. Mas, com certeza, agir como em tempos não muito distantes, internando compulsoriamente os envolvidos com esse mundo, não será a melhor solução, a não ser em casos excepcionalíssimos. A experiência da internação compulsória dos hansenianos demonstra a ignorância e a política de higienismo social, ainda em vigor em alguns lugares e em muitas mentes. Afinal, a Copa e as Olimpíadas estão chegando e os políticos, viciados em poder e preconceitos, querem mostrar um Brasil com uma aparência surreal!

 

A Constituição brasileira estabelece que ninguém será submetido a tratamento desumano, degradante nem a constrangimentos. Internação compulsória de drogaditos é constrangimento, mesmo que sob a capa de uma lei que passa por cima da lei maior. Drogas é problema de saúde pública e não de polícia ou de segregação social.

 

A solução possível é a regulamentação do uso (regulamentação  não é legalização), de modo que o Estado possa assumir controle dessa complexa área da vida social. Esse mesmo Estado que se mostra o maior violador dos direitos humanos.

 

- por Paulo Santos

publicado por animalsapiens às 10:58

Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
14
15

17
19
20
21
23

24
25
26
27


mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO