Para falar de gente, de seres humanos, do bicho humano perfectível, apesar de tudo. Do Animal sapiens, mas a partir de agora do "Homo spiritualis", com sua fé e religiosidade muitas vezes confusa, gerando preconceitos, discriminações.

18
Fev 13

Fato conhecido que o país começa a desacelerar na semana do Natal e só retoma sua rotina, qualquer que seja ela, após o Carnaval. Então, agora o país volta a funcionar? O Carnaval passou por cima da tragédia ocorrida em Santa Maria, jogando uma pá de cal no assunto. A mobilização para se angariar assinaturas para uma petição que retire Renan Calheiros da presidência do Senado, também está 'in off'.

 

Que país é esse? perguntou um falecido cantor. Agora a mídia faminta vai atrás do caso Gil Rugai, e certamente toda a semana será dedicada a ele que se torna, assim, uma subcelebridade como suspeito de um grave crime ocorrido há nove anos (?), e o julgamento sai agora ... Sem comentários!

 

Aí pelo mundo, guerras, conflitos, drones matando gente sem julgamento e tudo vai ficando muito natural, muito comum e corriqueiro. O mundo não acabou em 21 de dezembro passado, mas vai se acabando na barbárie. O meteorito que caiu na Rússia ferindo centenas de pessoas nos relembra - como a tragédia em Santa Maria/RS -, o quanto a vida é frágil!

 

A renúncia do Papa Ratzinger vem sem causar surpresas, já que rumores de pressões internas para seu afastamento já circulavam à boca pequena, como se diz. A Igreja vem se dissolvendo rapidamente desde a ascenção do Papa polonês, conservador mas mais carismático, e entrou em queda livre com este que renunciou ao ver-se já sem espaço de manobra ou credibilidade. Uma sucessão de escândalos e crises, conflitos por conta de uma fala mal articulada e uma visão puramente ocidental, europeia e medieval do mundo.

 

E o Brasil, é um país sério? Esse é um outro assunto, por conta da má política, do descaso com o essencial para a sociedade, da descrença nas instituições, da mídia que funciona como partido político, do 'desenvolvimentismo' que mascara a dura realidade e de tantas outras coisas mais.

 

- por Paulo Santos

publicado por animalsapiens às 10:41

Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
14
15

17
19
20
21
23

24
25
26
27


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO