Para falar de gente, de seres humanos, do bicho humano perfectível, apesar de tudo. Do Animal sapiens, mas a partir de agora do "Homo spiritualis", com sua fé e religiosidade muitas vezes confusa, gerando preconceitos, discriminações.

28
Jul 12

A pergunta pode parecer fora de propósito, mas não é. Liberdade para fazer o que se quer ou o que se deve? Ser livre é poder fazer tudo que se quer? Quais os limites da liberdade? Há limites para a liberdade? Daria para enfileirar um série de questionamentos sobre a liberdade, mas esses já são suficientes para se pensar, e não pretendo ter respostas para essas questões. Mas uma coisa é certa, ser prisioneiro do medo é a mais terrível privação de liberdade, mesmo andando livremente pelas ruas de qualquer cidade.

 

Hoje, mais que em qualquer outra época da história humana, somos prisioneiros do medo, e o medo manda. Criamos uma sociedade onde quem sabe manipular o medo individual ou coletivo, tem o poder. Esse medo líquido, conforme diz o sociólogo Bauman, que traz a desconfiança, a incerteza, a insegurança, o medo do outro só por ser outro, o não-eu. Mas, e nos casos em que a pessoa tem medo de si mesma?

 

Hora de redescobrir ou reinventar a liberdade, fora dos parâmetros impostos pela moral vigente. Sair do rebanho ... talvez por aí se encontre ou se invente a liberdade.

publicado por animalsapiens às 12:21

O texto é seu, Paulo?
O meu pensar pensa dessa forma, também. Liberdade pra pensar o sempre pensado? Liberdade para seguir o caminho torto feito pelo bezerro? Liberdade para deixar que a mesmice domine as existências? É preciso se perder do rebanho, se juntar aos outros que tiveram a ousadia de se desviarem da comodidade e na incerteza da própria liberdade co-criar outras liberdades, outros medos, outras relações, outros pensamentos...
Anónimo a 9 de Agosto de 2012 às 02:30

Sim, o texto é meu. Penso isso sobre a liberdade que nos é oferecida (ou talvez imposta). Sair do rebanho ... reinventar a liberdade.

Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13

16
17
20

23
24
26

29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO